logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Tratamento de concreto com estuque e lixamento


Tratamento de Concreto com Estuque e Lixamento

Tratamento de Concreto com Estuque e Lixamento

O tratamento de concreto com estuque e lixamento é um procedimento de alta importância em qualquer obra da Construção Civil que utilize concreto aparente. Segue abaixo um breve relato do processo:

O objetivo do tratamento de estruturas de concreto aparente

O tratamento de estruturas de concreto aparente pode possuir inúmeros objetivos. O principal objetivo de todo tratamento é garantir a integridade do concreto, fazendo com que o mesmo atinja o período de vida útil para o qual foi projetado.

Um bom tratamento pode proporcionar também um aumento desta vida útil. Além de prevenir possíveis anomalias ou desenvolvimento e agravamento de anomalias já existentes.

Além dos aspectos de qualidade do material e segurança, um bom tratamento garante uma boa aparência à estrutura de concreto, pois eliminar todo tipo de impureza.

Isso tudo é possível pois o tratamento de concreto aparente protege a estrutura dos agentes agressivos do meio externo.

Como fazer o tratamento do concreto aparente

1 – Limpeza da superfície:

O primeiro passo é a limpeza da superfície do concreto aparente. Esta limpeza é realizada por meio do hidrojateamento de alta pressão e por lixamento grosso por meio de politizes elétricas.

Este processo remove todo tipo de impureza da superfície, expondo a superfície original do concreto aparente.

2 – Identificação de anomalias e reparo:

Com a estrutura livre de todo tipo de impureza é possível identificar possíveis anomalias, como trincas, brocas, processo de corrosão das armaduras ou infiltrações.

Estas anomalias devem ser tratadas com técnicas adequadas, afim de que não voltem a surgir e danificar a estrutura de concreto. Em muitos casos, estas anomalias são apenas consequências de problemas mais sérios que devem ser investigados.

Caso o restante do processo de tratamento seja executado sem a eliminação destas anomalias os problemas na estrutura de concreto serão sempre recorrentes.

3 – Estucamento da superfície da estrutura:

O terceiro passo do tratamento de concreto aparente é o estucamento da superfície da estrutura.

Este estucamento é feito com uma mistura de cimento branco, cimento comum, aditivo acrílico e água. O objetivo deste processo é preencher todos os poros do concreto e criar uma superfície lisa, para isso é utilizado desempenadeira metálica.

4 – Polimento da superfície do concreto aparente:

Em seguida é feito o polimento da superfície do concreto estucado. Este polimento é realizado com lixadeira manual fina e tem como objetivo eliminar todo tipo de excesso, proporcionando uma superfície fina e regular para a aplicação da pintura.

5 – Pintura do concreto aparente:

O último passo do tratamento de concreto aparente é a pintura da superfície. Esta pintura tem como objetivo proteger a estrutura e dar um acabamento final.

Existem inúmeras opções de pinturas protetoras no mercado, entre estas opções estão:

Pintura com verniz acrílico à base de água;
Pintura com verniz acrílico à base de solvente;
Pintura com verniz de poliuretano;
Pintura com verniz antipichação;
Pintura com verniz de silicone líquido;
Pintura com produtos hidrofugantes.
Uma boa pintura é essencial para finalizar o processo com qualidade. Ela proporcionará uma maior proteção à estrutura de concreto e contribuirá para uma boa aparência da estrutura.

Finalizando

Como pode ver, os passos para o tratamento de concreto aparente são simples e práticos. Realizar uma manutenção regular nas estruturas de concreto aparente é essencial para que a estrutura se mantenha segura e com boa aparência durante todo o período de vida útil.

Antes de fazer a opção pelo concreto aparente é fundamental que o proprietário esteja consciente da necessidade deste tipo de manutenção.

Você poderá acessar este arquivo em seu domínio original: Tratamento de Concreto Aparente em 5 Passos

Caixote para Concreto

Para o trabalho com concreto e argamassa, além de aditivos como cal, areia dentre outros, indicamos usar os caixotes para concreto. Fabricados em polietileno, estes caixotes, também conhecidos como caixas plásticas, são muito úteis na mistura e preparo do cimento com os demais aditivos, bem como seu transporte.

O Grupo IW8 é fabricante de Caixote para Concreto e Caixas Plásticas para Concreto. Conheça nossos modelos de Caixote para Concreto.  Atendemos pelo telefone 48 3238 9838.