logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Como Assentar Porcelanato


Como Assentar Porcelanato - Guia prático básico

A princípio grande parte das pessoas escolhe o porcelanato como revestimento por vários motivos, tais como beleza, grande resistência mecânica e por ter praticamente nula sua porosidade, o que o torna um ótimo produto de vedação. Assim sendo é possível encontrar no mercado uma infinidade de modelos com variados tamanhos, texturas e valores, desde nacionais como importados. Acompanhe e veja Como Assentar Porcelanato.

Como Assentar Porcelanato
Como Assentar Porcelanato

As Categorias dos Porcelanatos

Basicamente os porcelanatos estão inclusos em três categorias principais:

Semi-Polidos:

Estes porcelanatos também são conhecidos por acetinados. No processo de fabricação o polimento não é feito por completo, portanto a peça fica sem o brilho por exemplo.

Polidos:

No caso dos porcelanatos polidos o processo de polimento é completo, dando assim o brilho característico da peça. Porém o porcelanato polido é mais escorregadio que o semi-polido, além de ser mais suscetível a manchas.

Peça Rústica:

Por fim temos a peça rústica. O acabamento rústico garante uma melhor performance anti-derrapante de peças de porcelanato técnico quanto esmaltados. Porém possuem o inconveniente de serem mais difíceis de serem limpas, justamente pelas irregularidades das peças.

Assentar porcelanato não tem segredo algum. É bem simples, desde que você leve em consideração alguns pontos. Seguindo estes passos você terá executado um serviço bem feito, de qualidade e que terá boa durabilidade.

Antes de aplicar os porcelanatos:

1. A superfície precisa estar regular, portanto verifique se há adensamentos, caroços e falhas.

2. O local onde aplicará o porcelanato deverá estar limpo e seco, sem a presença de óleo, tinta ou qualquer líquido, além de poeira e sujeiras.

3. Para o correto assentamento você deverá definir o tipo de argamassa. Exitem no mercado argamassa para assentamento interno e externo. Em caso de dúvida converse com o vendedor de qualquer loja de produtos para construção civil.

4. Faça uma paginação de piso e principalmente onde será o ponto inicial do assentamento dos porcelanatos.

5. Para os trabalhos de assentamento não é necessário molhar ou deixar de molho as peças.

Como proceder com a aplicação

O porcelanato deverá ser assentado em contrapiso/piso-zero ou emboço/reboco somente após 14 dias dos mesmos terem sido curados, ou seja 14 dias após o final dos trabalhos de contrapiso ou reboco.

1. Esquadro e Paginação

Um dos passos mais importantes é certificar se o local onde irá assentar as peças está no esquadro, se as paredes estão paralelas formando um ângulo de 90 graus, que seria um ângulo reto, evitando assim deformidades no resultado final. Caso o local não esteja desalinhado você deverá procurar um canto com o melhor esquadro possível, o que resultará em um menor número de recortes.

Dica um: Para verificar o esquadro utilize linha de pedreiro, um esquadro de 90 graus e uma trena.

Dica dois: Você poderá também utilizar um esquadro a laser, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

 

Inicie o assentamento do porcelanato ou pisos cerâmicos do fundo do cômodo em sentido a porta, pois desta maneira evitará transitar sobre as peças assentadas, evitando criar desnível ou até mesmo quebrar as mesmas antes de estarem secas e prontas para o trânsito.

Caso a paginação necessite por uma parede próxima a porta então crie uma linha mestra com as peças assentadas, assim volte ao fundo do cômodo e inicie o assentamento do fundo até a porta.

Sobre os recortes você poderá deixá-los nos cantos de uma das paredes e nas demais deixe as peças inteiras. Poderá também deixar os recortes em um local onde algum móvel poderá escondê-los posteriormente. Tome cuidado para não deixar recortes em todas as paredes para não deixar o espaço inteiro em desarmonia.

Dica três: Evite assentar em ângulo de 45 graus pois isso gera muitos recortes.

2. Manipulação da Argamassa

Para misturar a argamassa utilize uma Masseira Plástica de tamanho adequado. Com a masseira plástica a disposição abra um pacote de argamassa e despeje dentro do recipiente. Na embalagem da argamassa há a relação de argamassa e água para formar a massa. Uma dica é usar um misturador elétrico caso a quantidade de massa seja muito grande. Se for uma pequena quantidade poderá realizar a mistura com a própria colher de pedreiro.

Feito isso é preciso esperar que a massa descanse por uns 15 minutos. Antes verifique se realizou a mistura bem homogênea, sem deixar bolotas.

3. Aplicando a Argamassa

Use o lado liso da desempenadeira para iniciar a aplicação da argamassa. Deixe uma espessura de uns 4 mm a 5 mm. Deve aplicar a argamassa em até 2 horas e 30 minutos, depois deste tempo ela já estará seca demais.

4. Formando sulcos na Argamassa

Para formar os sulcos na argamassa basta passar o lado dentado da desempenadeira, Desta maneira você irá criar vários sulcos paralelos, fundamentais para um bom assentamento.

Dica quatro: Você poderá verificar a espessura dos dentes da desempenadeira consultando as caixas do porcelanato que irá assentar. Os fabricantes costumam indicar qual a desempenadeira mais indicada.

5. Peças maiores que 30cm x 30cm

Como as peças maiores de 30 cm x 30 cm são mais pesadas e maiores é preciso fazer os sulcos em posição contrária aos sulcos feitos no piso. Por exemplo, se no piso os sulcos são horizontais nas peças precisam ser verticais e vice-versa. Isto fará com que a peça tenha preenchimento completo de argamassa evitando assim bolhas internas, o que poderia causar a quebra da peça.

6. Realizando o assentamento da peça

Aplique a primeira peça. Esta servirá como peça mestra para as demais. Use um martelo de borracha para bater levemente até a peça assentar. Certifique-se de que assentou a peça da maneira correta, com os sulcos do piso cruzados com os sulcos do porcelanato.

Para começar a assentar a segunda peça em diante utilize espaçadores. Após instalar os espaçadores coloque a próxima peça um pouco distante e vá arrastando a mesma até encaixar nos espaçadores, depois utilize o martelo de borracha para alinhar. Uma dica é usar alinhadores de plástico que utilizam uma cunha plástica. Em lojas de material de construção você encontrará vários modelos e tipos.

Após assentar retire o excesso de argamassa que por ventura suba pelas juntas entras as peças. Utilize uma espátula e para limpeza use uma esponja, pano úmido ou estopa.

Repita esta operação até finalizar o cômodo inteiro.

7. Aplicação do Rejunte

O rejunte deverá ser feito com rejunto próprio para porcelanato, ou rejunto epóxi. Isto irá garantir um acabamento mais resistente e liso.

8. Quando liberar ao tráfego

O tempo para liberação de tráfego pela área com porcelanato assentado é de 72 horas para quem está trabalhando no local e de 7 dias para o público em geral.

Respeitando estes prazos você terá um ótimo resultado.

Conclusão

Usar porcelanato em seus ambientes os deixam belos e com muito requinte, mas é preciso tomar os devidos cuidados. Se possível contrate profissional de boa experiência e assim terá muito sucesso em sua obra.

Normas Técnicas de Referência

Para maiores informações busque ler as normas técnicas referentes ao uso de porcelanato como revestimento interno e externo, além dos tipos de argamassa disponíveis no mercado.

NBR 15463:2013 – Placas cerâmicas para revestimento – Porcelanato. NBR 13753:1996 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento. NBR 14081-1:2012 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Requisitos

Fabricação e Venda Masseiras Plásticas

O Grupo IW8 é fabricante de Masseiras Plásticas e Caixas Plásticas de vários tamanhos para serem utilizadas em trabalhos que necessitem o uso de argamassa, cimento e concreto.

Para solicitar um orçamento de nossas peças acesse nosso Formulário de Contato ou fale diretamente com nosso Departamento Comercial pelo telefone (48) 3238-9838.

icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq