logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Como Fazer Cimento


Como Fazer Cimento?

Como fazer cimento? Muita gente se faz esta pergunta, então veremos o processo que obter o cimento. O cimento é basicamente a mistura de argila com calcário. Esta mistura precisa ir ao forno industrial com temperatura de até 1500 graus para que ocorra a fusão entre os dois ingredientes. A seguir esta mistura recebe também um ingrediente chamado gipsita, que é a matéria prima do gesso. Desta maneira todo o material é finalmente moído e temos o cimento em pó como o vemos nos pacotes comercializados nas lojas de material de construção. Abaixo veremos como usar o cimento em várias situações e porque utilizamos água, areia e brita no processo.

Como Fazer Cimento
Como Fazer Cimento

Uso do Cimento

O propósito primordial do cimento é ser usado na modelagem de construções, como fundações, paredes, muros, reservatórios, estradas e tantas outras aplicações. Desta maneira é necessário transformar o cimento em pó em uma pasta com a possibilidade de ser manuseada. Neste processo precisamos da água.

Quando misturamos água ao cimento temos uma pasta maleável. Porém a reação química da água com o cimento provoca o aumento da temperatura da mistura, o que faz com que esta água evapore muito rápido. Com esta evaporação a massa acaba ressecada, e assim as fissuras que ocorrem após a mesma secar acabam deixando o produto final muito instável, o que não é o ideal.

É neste ponto que entra a areia na fórmula. A areia é um material inerte na mistura, ou seja ela não causa reação química com o cimento. Assim sendo a areia acaba por engrossar a massa e impedir que a mesma sofra fissuras muito sérias. Além disso ao acrescentar cal damos mais plasticidade a massa e assim facilitar seu uso.  Nesta altura a mistura de cimento, água, cal e areia ganha o nome de argamassa. Agora com a argamassa pronta poderemos trabalhar tranquilamente.

Onde Preparar o Cimento

Este tipo de dúvida irá depender da finalidade do uso do cimento. Se for para grandes obras existem caminhões betoneiras que já fornecem o cimento pronto para uso.

Para obras pequenas e médias é comum usar uma caixa plástica específica, ou uma caixa de madeira montada no próprio canteiro por pedreiros. A vantagem do uso da caixa plástica é a mobilidade, além de ser mais fácil a limpeza após o final dos trabalhos.

Uso da Argamassa

Vimos que a mistura de cimento em pó, água e areia nos dá a argamassa, pronta para realização de vários trabalhos. Dentre estes trabalhos podemos citar o assentamento de tijolos, blocos, pavimentação de pisos, reboco de paredes e muros e muito mais. Durante estes trabalhos é possível utilizar argamassa industrializada, que são enriquecidas com substância que lhes garante certas características interessantes, como argamassa própria para assentar porcelanato.

A mistura básica para a argamassa é uma (1) porção de cimento para oito (8) porções de areia. Esta mistura servirá principalmente para os trabalhos de assentamento de tijolos, blocos e pequenos reparos. Se desejar que a massa tenha mais plasticidade basta adicionar cal aos poucos, até ter a plasticidade desejada. Se quiser uma maior resistência diminua as porções de areia. Sobre a água vá acrescentando aos poucos, até obter uma pasta homogênea que seja possível ser trabalhada. Quanto mais úmida a massa mais tempo levará para sua secagem. Tome cuidado de não deixar a massa seca demais pois pode rachar ao secar.

Para realizar este mistura você poderá usar a masseira de pedreiro. Esta masseira de pedreiro possui vários tamanhos e modelos para várias capacidades e você poderá encontrar em lojas de materiais de construções ou comprar direto de fábrica. Após terminar os trabalhos basta lavar bem a masseira e guardar protegida do sol, assim sua durabilidade será bem maior. Já para misturar os ingredientes use uma colher de pedreiro. Você deve misturar tudo até obter uma cor uniforme e então comece a acrescentar água até o ponto desejado.

Se precisar realizar trabalhos específicos como assentar porcelanato em ambientes internos consulte os tipos de argamassa pronta disponíveis no mercado!

Telefone Masseira Plástica

Whatsapp Masseira Plástica

Fabricante de Masseira de Pedreiro

O Grupo IW8 é fabricante de vários tipos de Masseira de Pedreiro, que atendem desde pequenos trabalhos até grandes obras. Além das masseiras também fabricamos uma extensa linha de equipamentos e produtos voltados a construção civil.

Para solicitar um orçamento sem compromisso ou sanar dúvida acesse nosso Formulário de Contato, ou se preferir ligue diretamente no telefone (48) 3238-9838 ou pelo Whatsapp (49) 99184-2956.

icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq