Como Fazer Tratamento de Concreto Aparente
Guia prático para um bom tratamento de concreto aparente
As Razões de Fazer um Tratamento de Concreto Aparente
A princípio o tratamento de concreto aparente possui várias razões, como prevenção por possíveis anomalias pré-existentes ou que venham a ocorrer, e preservação do concreto durante sua vida útil originalmente projetada, e até mesmo prolongar este período.
Além destas razões, o tratamento de concreto aparente também influi no acabamento e portanto no aspecto visual, deixando-o mais vistoso ao eliminar impurezas.
A saber, segue abaixo as dicas de como fazer o tratamento no concreto aparente.
Leia também:
Primeiro passo, limpar a superfície
Em primeiro lugar antes de realizar qualquer tratamento deve-se limpar a superfície do concreto, utilizando hidrojateamento de alta pressão e também um lixamento grosso, com a ajuda de politizes elétricas.
Dessa forma este procedimento de limpeza irá expor a superfície original do concreto aparente, após remover as imperfeições e impurezas do material. Assim como o processo de pintura, onde preparamos a superfície antes de receber a tinta.
Segundo passo, identificação de anomalias e seu reparo
Após o processo de limpeza de impurezas é possível verificar a ocorrência de anomalias, como brocas, trincas e até mesmo a corrosão de armaduras ou infiltrações.
Uma vez que as anomalias estejam identificadas o procedimento de tratamento deverá ser bem adequado, para que os problemas não voltem a surgir e assim danificarem a estrutura do concreto. Sem dúvida vale lembrar que muitas vezes as anomalias encontradas podem ser consequências de prolemas mais sérios na estrutura, precisando assim ser investigado com maior atenção.
É de suma importância que sejam eliminadas estas anomalias, pois caso contrário estes problemas estruturais do concreto seguirão acontecendo.
Terceiro passo, realização de estucamento da superfície da estrutura
O estucamento significa uma mistura especial de argamassa aplicada em superfície de concreto.
Assim sendo para este procedimento deve-se utilizar uma mistura de cimento branco, cimento comum, água e aditivo acrílico. Dessa maneira o estucamento irá preencher todos os poros do concreto e assim criar uma superfície lise, livre de irregularidades. Para isso utilizamos uma desempenadeira metálica.
Quarto passo, procedimento de polimento da superfície do concreto aparante
O próximo passo é a realização do polimento da superfície do concreto estucado. Deste modo utilizamos, para isso, uma lixadeira manual fina, com o a tarefa de eliminar os excessos, deixando a superfície do concreto fina e regular, antes da aplicação da pintura.
Quinto e último passo, pintura do concreto aparente
Em síntese este último passo tem o objetivo de utilizar a pintura para dar um bom acabamento, e ao mesmo tempo proteger a estrutura do concreto aparente.
Para a pintura há várias opções, a saber:
- Pintura em verniz de silicone líquido,
- Pintura em verniz de poliuretano,
- Pintura em verniz antipichação.
- Pintura em verniz acrílico à base de água,
- Pintura em verniz acrílico à base de solvente,
- Pintura utilizando produtos hidrofugantes
Esta postagem tomou como base o texto neste link :
DALDEGAN, Eduardo. Tratamento de concreto aparente em 5 passos práticos. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/tratamento-de-concreto-aparente-em-5-passos/
Masseira Plástica para Construção Civil
O Grupo IW8 é fabricante sobretudo de Masseira Plástica e Caixa Plástica para concreto e argamassa, com utilização em obras da construção civil. Além disso disponibilizamos vários modelos com diferentes litragens, que podem variar de 20 litros até 1000 litros.
Acesse nossa página de produtos e conheça cada modelo.