logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Como fazer uma pequena quantidade de massa de concreto


Como fazer uma pequena quantidade de massa de concreto

Como fazer uma pequena quantidade de massa de concreto

Como fazer uma pequena quantidade de massa de concreto para realizar pequenos reparos?

Esta questão vem a mente de muitas pessoas que não estão habituadas a trabalhos mais complexos na Construção Civil, e querem apenas realizar pequenos reparos em suas casas.

Para fazer uma pequena quantidade de massa de concreto não é necessário grande estrutura, e qualquer pessoa está apta a fazer esta operação.

Neste caso utilize uma masseira plástica, também conhecida nas lojas de construção como masseira para pedreiro. Para tal há dois tamanhos que podem facilitar o serviço: a masseira plástica de 20 litros e também a masseira plástica de 50 litros. Não são produtos de alto valor, e podem ser reutilizados muitas e muitas vezes, bastando guardá-la após o uso em um local protegido do sol, pois os raios solares com o tempo ressecam o material plástico do produto danificando-o.

O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.

Assim que definir o tipo de concreto você poderá começar a misturar na masseira plástica.

Comece a misturar os ingredientes com uma colher de pedreiro, colocando primeiro a areia, depois o cimento e por fim a brita se for o caso. Vá adicionando água aos poucos, até ficar uma massa pastosa. Tome cuidado nesta etapa para não colocar muita água. Comece aos poucos e vá misturando e adicionando água conforme a necessidade. Se a massa fica muito mole você precisará adicionar um pouco de areia e cimento para firmar.

Antes de aplicar o concreto molhe o local onde o mesmo será utilizado. Caso seja um buraco no piso, molhe um pouco este buraco.

Aplique o concreto e use uma ripa de madeira, ou uma régua de alumínio para nivelar o concreto.

Após algumas horas respingue um pouco de água por sobre o concreto aplicado para que evite rachaduras.

A secagem completa dependerá da mistura, mas evite trânsito na área concretada por no mínimo 72 horas. Após sete dias você poderá lixar a área e pintá-la, se assim for necessário.

Como visto acima não é tão complicado fazer uma pequena quantidade de massa de concreto para uso geral.

Como fazer Argamassa

Caso você queira fazer assentamento de porcelanato o correto é utilizar argamassa e não concreto. Para tanto você pode comprar no comércio de construção civil em geral, ou se preferir poderá fazer sua própria argamassa.

Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.

Lembre-se que se desejar ter maior proteção contra infiltrações o ideal é utilizar as marcas comerciais existentes. Dê uma lida nesta postagem Qual a Melhor Argamassa para os Diferentes Tipos de Porcelanato.

Masseiras Plásticas IW8

Conheça nossos modelos de masseiras plásticas para serem utilizadas na preparação de concreto, argamassa e outras utilidades em obras,

Have any Question or Comment?

2 comments on “Como fazer uma pequena quantidade de massa de concreto

Comments are closed for this post !!
icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq