logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Qual argamassa usar para assentar porcelanatos?


Qual Argamassa usar para assentar Porcelanato

 

Qual Argamassa usar para assentar Porcelanato

 

O Tipo Certo de Argamassa

O tipo de argamassa recomendado pela indústria para usar no assentamento de porcelanato é a Argamassa do tipo AC, referente a Argamassa Colante. Esta categoria está dividida em três tipos: AC 1, Ac 2 e AC 3.

Estes três tipos possuem em sua composição os mesmos materiais: cimento, areia e aditivos. A diferença está na concentração de cada um, o que irá refletir na qualidade da aderência e a retenção de água. Sendo assim a do tipo AC 1 tem menos aderência que a do tipo AC 2, que por sua vez é menos aderente que a do tipo AC 3.

A Argamassa AC 1 ou AC I

A Argamassa AC 1 é indicada para usar em pisos cerâmicos em ambientes internos e térreos, sendo assim não indicada para paredes e parte externa. Pode-se utilizar esta argamassa em ambientes molháveis, como cozinha, banheiro, áreas de serviço, todas internas.

A Argamassa AC 2 ou AC II

A Argamassa AC 2 por sua vez já possui características que possibilitam a absorção dos efeitos provenientes de variações de temperatura e umidade, assim como ação do vento. Desta maneira pode-se utilizar tanto em ambientes internos como externos, em pisos e paredes. Em lajes ao ar livre com vão de até 5 metros, em fachadas, piscinas, áreas públicas e pisos cerâmicos industriais e comerciais.

A Argamassa AC 3 ou AC III

A Argamassa AC3 é o tipo que possui a maior aderência. Sendo assim a mais indicada para o assentamento de porcelanato em ambientes mais agressivos, tais como saunas, churrasqueiras, piscinas com água quente. Também é possível utilizar placas de porcelanato maiores que 60 x 60 cm.

Cuidados no Manuseio

É importante salientar que este tipo de Argamassa possui um tempo de cura muito rápido. Depois de aberta e misturada a água ela começa a endurecer rapidamente, perdendo seu poder de aderência a cada minuto exposta. Para trabalhos mais tranquilos recomenda-se a Argamassa do tipo "E". AC 1 E, Ac 2 E, AC 3 E. Este tipo retarda o início do endurecimento.

Rendimento da Argamassa Colante

Outra informação importante diz respeito ao rendimento. A indústria recomenda usar entre  4 kg a 7 kg de argamassa por metro quadrado. Porém em vários relatos de profissionais o uso de 4 kg não foi o suficiente para preencher 1 metro quadrado. Sendo assim o ideal será de 5 kg por metro quadrado.

Consulte antes de comprar

Se for utilizar a argamassa para assentar materiais em fachadas de prédios é de suma importância consultar os vendedores, pois estes saberão escolher o tipo certo para cada tipo de porcelanato, inclusive orientando sobre as condições de uso, como insolação, área ventosa, chuva, e outras informações.

Como misturar a Argamassa

Para misturar a argamassa pode-se utilizar qualquer tipo de Masseira Plástica, do tipo de Masseira de Pedreiro. O Grupo IW8 é fabricante deste tipo de Caixa para Misturar Argamassa. Estas caixas são fabricadas em Polietileno. Conheça os modelos de Caixas para Argamassa fabricados por nós, e solicite um orçamento sem compromisso.