logo iw8 construmaq 04Telefonewhatsapp

Caixas Plásticas Banner

Tratamento de Concreto Aparente


Como Fazer Tratamento de Concreto Aparente

Guia prático para um bom tratamento de concreto aparente

Como Fazer Tratamento de Concreto Aparente

As Razões de Fazer um Tratamento de Concreto Aparente

A princípio o tratamento de concreto aparente possui várias razões, como prevenção por possíveis anomalias pré-existentes ou que venham a ocorrer, e preservação do concreto durante sua vida útil originalmente projetada, e até mesmo prolongar este período.

Além destas razões, o tratamento de concreto aparente também influi no acabamento e portanto no aspecto visual, deixando-o mais vistoso ao eliminar impurezas.

A saber, segue abaixo as dicas de como fazer o tratamento no concreto aparente.

Leia também:

Primeiro passo, limpar a superfície

Em primeiro lugar antes de realizar qualquer tratamento deve-se limpar a superfície do concreto, utilizando hidrojateamento de alta pressão e também um lixamento grosso, com a ajuda de politizes elétricas.

Dessa forma este procedimento de limpeza irá expor a superfície original do concreto aparente, após remover as imperfeições e impurezas do material. Assim como o processo de pintura, onde preparamos a superfície antes de receber a tinta.

 

Segundo passo, identificação de anomalias e seu reparo

Após o processo de limpeza de impurezas é possível verificar a ocorrência de anomalias, como brocas, trincas e até mesmo a corrosão de armaduras ou infiltrações.

Uma vez que as anomalias estejam identificadas o procedimento de tratamento deverá ser bem adequado, para que os problemas não voltem a surgir e assim danificarem a estrutura do concreto. Sem dúvida vale lembrar que muitas vezes as anomalias encontradas podem ser consequências de prolemas mais sérios na estrutura, precisando assim ser investigado com maior atenção.

É de suma importância que sejam eliminadas estas anomalias, pois caso contrário estes problemas estruturais do concreto seguirão acontecendo.

 

Terceiro passo, realização de estucamento da superfície da estrutura

O estucamento significa uma mistura especial de argamassa aplicada em superfície de concreto.

Assim sendo para este procedimento deve-se utilizar uma mistura de cimento branco, cimento comum, água e aditivo acrílico. Dessa maneira o estucamento irá preencher todos os poros do concreto e assim criar uma superfície lise, livre de irregularidades. Para isso utilizamos uma desempenadeira metálica.

 

Quarto passo, procedimento de polimento da superfície do concreto aparante

O próximo passo é a realização do polimento da superfície do concreto estucado. Deste modo utilizamos, para isso, uma lixadeira manual fina, com o a tarefa de eliminar os excessos, deixando a superfície do concreto fina e regular, antes da aplicação da pintura.

 

Quinto e último passo, pintura do concreto aparente

Em síntese este último passo tem o objetivo de utilizar a pintura para dar um bom acabamento, e ao mesmo tempo proteger a estrutura do concreto aparente.

Para a pintura há várias opções, a saber:

  • Pintura em verniz de silicone líquido,
  • Pintura em verniz de poliuretano,
  • Pintura em verniz antipichação.
  • Pintura em verniz acrílico à base de água,
  • Pintura em verniz acrílico à base de solvente,
  • Pintura utilizando produtos hidrofugantes

Esta postagem tomou como base o texto neste link :

DALDEGAN, Eduardo. Tratamento de concreto aparente em 5 passos práticos. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/tratamento-de-concreto-aparente-em-5-passos/

Masseira Plástica para Construção Civil

O Grupo IW8 é fabricante sobretudo de Masseira Plástica e Caixa Plástica para concreto e argamassa, com utilização em obras da construção civil. Além disso disponibilizamos vários modelos com diferentes litragens, que podem variar de 20 litros até 1000 litros.

Acesse nossa página de produtos e conheça cada modelo.

Orçamento Masseira Plástica

Telefone Masseira Plástica

Whatsapp Masseira Plástica